Mini-projeto : A rádio no incentivo à leitura e escrita
• CRE: Cidade-Baixa
• Escola: Municipal Constança Medeiros
• Professora responsável: Aline Dantas
• E-mail: prof.alinedantas@gmail.com
Justificativa:
No mundo atual, cada vez mais encontramos estudantes com pouca apropriação da leitura e da escrita, decorrentes do contexto sócio cultural que se encontra inserido. Estudos comprovam que os textos quando bem utilizados, despertam o fascínio das crianças, fazendo-os mergulhar em mundos desconhecidos, através da imaginação. Porém, esta é uma habilidade que só se adquire com o exercício e através do gosto e do prazer. Segundo os PCNs(pág 43):
“Para tornar os alunos bons leitores - para desenvolver muito mais do que a capacidade de ler, o gosto e o compromisso com a leitura - a escola terá de mobilizá-los internamente, pois aprender a ler ( e também ler para aprender) requer esforço.Precisa fazê-los achar que a leitura é algo interessante e desafiador,algo que, conquistado plenamente, dará autonomia e independência.”
Este projeto visa desenvolver um trabalho interdisciplinar na Escola Municipal Constança Medeiros, situada na Península Itapagipana, atendendo a alunos do Ensino Fundamental I, na faixa etária entre 6 a 15 anos, de comunidades surgidas do crescimento desordenado da população, desprovidos de maiores recursos e acesso a atividades de valorização e inclusão social.
No intuito de contribuir com ações afirmativas para mudança desta realidade, surge este projeto com o desafio de intensificar a relação entre a criança e os textos, no firme propósito de formar leitores e escritores. Que serão elaboradas num processo coletivo, a fim de mudar a prática educativa, estimulando mudanças de atitude, incentivando a pesquisa, participação e aprendizagem significativa.
Utilizaremos a mídia rádio como veículo facilitador deste processo, onde os alunos passem a encarar a leitura e a escrita como possibilidade de diversão e descontração, além de importante fonte de conhecimentos.
Objetivo Geral
Explorar a mídia rádio para intensificar a relação entre as crianças e os textos, afim de que os alunos passem a encarar a leitura e escrita como possibilidade de diversão e descontração,bem como,fonte inesgotável de conhecimentos.
Objetivos Específicos
Estimular a pesquisa, participação e aprendizagem significativa;
Socializar experiências referentes a emoções, como sentimento de perda, ausência de pessoas queridas, etc;
Resgatar brincadeiras cantadas e reproduzi-las através de radio-novela;
Abordar temas referentes a mudanças de comportamento e do corpo na pré-adolescência,através de entrevistas;
Modernizar e explorar o horário do recreio;
Metodologia:
Criação e gravação de pequenos programas (utilizando o software Audacity),de acordo com as turmas e escolarização dos alunos da Unidade Escolar:
1° e 2° ano do Ensino Fundamental I : “Criança também sente” – abordará o programa ZIPPY para socializar experiências referentes a emoções;
3° ano do Ensino Fundamental I: “ Se liga que lá vem história”-abordará histórias e lendas infantis a fim de produzir uma síntese oral do que foi ouvido.
4° e 5° ano do Ensino Fundamental I:” Papo de Adolescente”- Abordará temas referentes as mudanças do comportamento na pré- adolescência, com o uso de entrevistas;
Pesquisas orientadas pelo professor em sites da internet sobre assuntos pré determinados, afim de produzir pequenos textos;
Elaboração de pequenos textos para gravação dos programas da rádio;
Criação de um blog aonde os alunos possam postar os áudios dos programas transmitidos na rádio escolar;
Postagens de atividades desenvolvidas pelos alunos no blog;
Exibições diárias de 20 minutos dos programas produzidos semanalmente.
Recursos
Um computador com acesso a internet e programa AUDACITY;
Microfone;
04 Caixas de som para computador;
Carga Horária
Produção e preparação das laudas dos programas : 50 minutos semanais durante 3 meses;
Gravação da programação da rádio: 50 minutos semanais para cada programa durante 3 meses;
Exibição da programação: 20 minutos diários semanais para cada programa gravado durante 3 meses;
Avaliação
A avaliação será processual e contínua.
Os alunos serão observados, através de ficha de acompanhamento e/ou anotações no caderno do professor, levando em consideração os seguintes elementos: participação nas produções coletivas dos programas,interação nas atividades propostas,dentre outros;
Auto-avaliação;
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
Utilizando a dimensão estruturante das tecnologias na escola
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1 comentários:
Oi Aline,
Parabéns pelo projeto a ideia é muito boa.
Abraços.
Cristiane
PS: Visite meu blog:crisabordo.blogspot.com
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