Galera do G 4 (Alan,Luziane e Marisa)saibam que estou adorando essa nossa interação...
Acredito que realmente com as trocas nós conseguimos produzir cada vez mais.Obrigada a vcs por cada palpite dado no meu ante-projeto da monografia.E vamos continuar com o nosso grupinho de estudos viu?
Beijinhos e até o próximo post!!!
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
AGRADECIMENTO AO G 4 rsrsrsrsrsr
Adorando meu blog
Acredito que agora meu blog está com a minha cara...
Estou adorando fuçar coisinhas na Net.Cada dia que passa curto mais essa minha função de blogueira rsrsrsrsr Tô me sentindo voltando a adolescência, quando fazia o meu diário...bem decoradinho, cheio de adesivos e frufus rsrsrsrs.
Tô gamada rsrsrsrsr
Veja mais imagens em www.megamensagens.com
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
Desafio (muito bom)
Certa vez,Lúcifer fez um desafio a Jesus:
-Aposto como digito muito mais rápido que vc...
A plateia, fica obviamente, nervosa com a performance do Messias e rói as unhas.
Quinze minutos se passam...o diabo já digitou cerca de 10 Mb de texto, sem erros, enquanto Jesus está na casa do 5 Kb.
Os olhares se tronam mais nervosos...vinte e cinco minutos passados...o diabo está na casa dos 20 Mb de texto, Jesus pela casa dos 8 Kb...
Vinte e nove minutos passados...Puuf!- cai a luz...Falta de energia...Desespero geral, pânico e choro.
Os juízes decidem terminar a competição pelo tamanho final do arquivo.
Tamanho final do arquivo de Jesus: 10 Kb.
Tamanho final do arquivo de Belzebu: 0 Kb!
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
Utilizando a dimensão estruturante das tecnologias na escola
Mini-projeto : A rádio no incentivo à leitura e escrita
• CRE: Cidade-Baixa
• Escola: Municipal Constança Medeiros
• Professora responsável: Aline Dantas
• E-mail: prof.alinedantas@gmail.com
Justificativa:
No mundo atual, cada vez mais encontramos estudantes com pouca apropriação da leitura e da escrita, decorrentes do contexto sócio cultural que se encontra inserido. Estudos comprovam que os textos quando bem utilizados, despertam o fascínio das crianças, fazendo-os mergulhar em mundos desconhecidos, através da imaginação. Porém, esta é uma habilidade que só se adquire com o exercício e através do gosto e do prazer. Segundo os PCNs(pág 43):
“Para tornar os alunos bons leitores - para desenvolver muito mais do que a capacidade de ler, o gosto e o compromisso com a leitura - a escola terá de mobilizá-los internamente, pois aprender a ler ( e também ler para aprender) requer esforço.Precisa fazê-los achar que a leitura é algo interessante e desafiador,algo que, conquistado plenamente, dará autonomia e independência.”
Este projeto visa desenvolver um trabalho interdisciplinar na Escola Municipal Constança Medeiros, situada na Península Itapagipana, atendendo a alunos do Ensino Fundamental I, na faixa etária entre 6 a 15 anos, de comunidades surgidas do crescimento desordenado da população, desprovidos de maiores recursos e acesso a atividades de valorização e inclusão social.
No intuito de contribuir com ações afirmativas para mudança desta realidade, surge este projeto com o desafio de intensificar a relação entre a criança e os textos, no firme propósito de formar leitores e escritores. Que serão elaboradas num processo coletivo, a fim de mudar a prática educativa, estimulando mudanças de atitude, incentivando a pesquisa, participação e aprendizagem significativa.
Utilizaremos a mídia rádio como veículo facilitador deste processo, onde os alunos passem a encarar a leitura e a escrita como possibilidade de diversão e descontração, além de importante fonte de conhecimentos.
Objetivo Geral
Explorar a mídia rádio para intensificar a relação entre as crianças e os textos, afim de que os alunos passem a encarar a leitura e escrita como possibilidade de diversão e descontração,bem como,fonte inesgotável de conhecimentos.
Objetivos Específicos
Estimular a pesquisa, participação e aprendizagem significativa;
Socializar experiências referentes a emoções, como sentimento de perda, ausência de pessoas queridas, etc;
Resgatar brincadeiras cantadas e reproduzi-las através de radio-novela;
Abordar temas referentes a mudanças de comportamento e do corpo na pré-adolescência,através de entrevistas;
Modernizar e explorar o horário do recreio;
Metodologia:
Criação e gravação de pequenos programas (utilizando o software Audacity),de acordo com as turmas e escolarização dos alunos da Unidade Escolar:
1° e 2° ano do Ensino Fundamental I : “Criança também sente” – abordará o programa ZIPPY para socializar experiências referentes a emoções;
3° ano do Ensino Fundamental I: “ Se liga que lá vem história”-abordará histórias e lendas infantis a fim de produzir uma síntese oral do que foi ouvido.
4° e 5° ano do Ensino Fundamental I:” Papo de Adolescente”- Abordará temas referentes as mudanças do comportamento na pré- adolescência, com o uso de entrevistas;
Pesquisas orientadas pelo professor em sites da internet sobre assuntos pré determinados, afim de produzir pequenos textos;
Elaboração de pequenos textos para gravação dos programas da rádio;
Criação de um blog aonde os alunos possam postar os áudios dos programas transmitidos na rádio escolar;
Postagens de atividades desenvolvidas pelos alunos no blog;
Exibições diárias de 20 minutos dos programas produzidos semanalmente.
Recursos
Um computador com acesso a internet e programa AUDACITY;
Microfone;
04 Caixas de som para computador;
Carga Horária
Produção e preparação das laudas dos programas : 50 minutos semanais durante 3 meses;
Gravação da programação da rádio: 50 minutos semanais para cada programa durante 3 meses;
Exibição da programação: 20 minutos diários semanais para cada programa gravado durante 3 meses;
Avaliação
A avaliação será processual e contínua.
Os alunos serão observados, através de ficha de acompanhamento e/ou anotações no caderno do professor, levando em consideração os seguintes elementos: participação nas produções coletivas dos programas,interação nas atividades propostas,dentre outros;
Auto-avaliação;
quinta-feira, 5 de agosto de 2010
Resenha :O que é o virtual ? Pierre Lévy
No livro O que é o virtual? de Pierre Lévy publicado em 1996, o autor aborda de forma bastante abrangente, as conseqüências que a virtualização provoca na sociedade moderna.
No primeiro capítulo, Lévy através de uma abordagem conceitual, mas ao mesmo tempo contextualizada e reflexiva, o autor desmistifica uma série de convenções, dentre elas a oposição fácil e enganosa entre o atual e o virtual, afirmando que o virtual tende a atualizar-se, sem ter passado, no entanto à concretização efetiva ou formal. Portanto tudo aquilo que tem potencialidade para se concretizar. Após nos leva a refletir sobre atualização e virtualização, esta definida como um movimento inverso da atualização. Consistindo em uma passagem do atual ao virtual. E um dos principais vetores da criação da realidade.
ANALISANDO E RECOMENDANDO A OBRA : O QUE É O VIRTUAL?
Neste livro, o autor utiliza-se de bastante sensibilidade para nos levar a refletir sobre o que é virtual, através de suas exemplificações que vão desde a medicina à aspectos econômicos, para explicar a virtualização e a sua importância para a sociedade moderna.Bem como, busca-se entender o fenômeno virtual,trazendo-o para o nosso cotidiano, para o real. Chama atenção também para o fato da informática ser vista meramente como uma ferramenta para realizar determinadas operações.E faz um retrospecto da historicidade do processo de virtualização, que começou bem antes do processo de hominização.Achei muito interessante e senti-me dentro do livro, quando o autor discorre sobre o processo de virtualização do texto e para ilustrar suas afirmações Levy diz que não raro ao ler um texto, darmos a ele interpretações, fazermos recriações e atualizações, que jamais passaram pelas intenções do autor do mesmo.E do texto, propriamente, em breve nada mais resta.No melhor dos casos, teremos graças a ele, dado um retoque em nossos modelos de mundo.
Lévy propõe,aproveitar esse momento raro em que se anuncia uma cultura nova para orientar deliberadamente a evolução em curso.
Para concluir, acredito que outro bom motivo para que se leia este livro, a meu ver,é que mesmo tendo sido escrito a mais de uma década atrás em um período onde nem se falava de web 2.0 e redes colaborativas,o autor já antecipava o perfil das atuais redes virtuais.Lévy, afirma:
“O produtor habitual(professor,editor,jornalista,produtor de televisão)luta assim para não se ver relegado ao papel de simples fornecedor de matéria prima.De onde a batalha, do lado dos “produtores de conteúdos”, para reinstaurar tanto quanto possível,no novo espaço de interatividade o papel que eles ocupavam no sistema unilateral das mídias ou na forma rígida das instituições hierárquicas.Mas, ao lado da oferta, o novo ambiente econômico e muito mais favorável aos fornecedores de espaços,aos arquitetos de comunidades virtuais, aos vendedores de instrumentos de transação e de navegação que aos clássicos difusores de conteúdo.” Pág.64
Portanto, por estar repleto de questões da atualidade e exemplos que comprovam o estágio virtual que estamos vivenciando, esta é uma leitura primordial para todos os que estão inquietos com as transformações em andamento na sociedade contemporânea.